PUBLICIDADE
Notícias

Cresce procura por aplicativos sobre consumo consciente

Com a crise da água e energia, usuários têm procurado mais por aplicativos que auxiliem no consumo consciente dos recursos

09:02 | 19/02/2015
No atual contexto do País, com a crise no abastecimento de água e aumento da tarifa de energia, a palavra de ordem é: economizar. A tecnologia tem sido aliada nessa missão. Com o objetivo de auxiliar os consumidores na economia dos recursos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançaram no final de 2014 os aplicativos para smartphones e tablets. Os apps alcançaram a marca de 44 mil downloads.

A Febraban afirma que esse dado mostra que a população está preocupada com o consumo dos recursos naturais e busca informações para ajudar na mudança de hábitos em função de um novo cenário que o País enfrenta, de escassez de água, energia e efeitos na produção de alimentos.

O aplicativo "Nossa Água", desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, oferece uma calculadora que contabiliza em litros o total gasto em um banho. Há também dicas para um consumo consciente do recurso, essenciais no contexto da crise hídrica, e um jogo que aborda a questão dos vazamentos.
 
O "Nossa Energia" identifica os gastos de energia de acordo com o consumo dos eletrodomésticos de uma casa. Tem ainda o jogo Apagão e dicas práticas para economizar a energia no dia a dia.
 
A ferramenta mais recente aborda o desperdício de alimentos, o aplicativo "Nossa Alimentação". Dados do Instituto Akatu mostram que um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo, uma estatística que mensura o impacto do desperdício. A ferramenta possibilita a criação de listas de compras, que permite ao consumidor realizar um acompanhamento dos preços e avaliar a variação de itens específicos. Há também dicas práticas para uma alimentação mais saudável e o jogo Come bem, que estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde.
 
Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download no Google Play em aparelhos smartphones na versão Android.
Redação O POVO Online
TAGS