PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de energia encolhe 6,1% nos dez primeiros dias de fevereiro, afirma CCEE

17:40 | 12/02/2015
O fraco ritmo da economia brasileira e a expressiva elevação no preço da energia desde o ano passado já começam a se refletir nos indicadores do setor elétrico. Dados preliminares divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam queda de 6,1% no consumo de energia nos dez primeiros dias de fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. A geração encolheu 6,2% na mesma base comparativa.

De acordo com a CCEE, a redução das temperaturas no período contribuiu para diminuir o consumo, que atingiu 61.147 MW médios no início do mês. O levantamento semanal, contudo, mostra também uma importante redução da demanda por energia no mercado livre, segmento no qual se encontram grandes consumidores de energia como as indústrias.

O consumo no Ambiente de Contratação Livre (ACL) encolheu 5,9%, contra 6,8% no Ambiente de Contratação Regulado (ACR), este atendido pelas distribuidoras. O segmento que apresentou maior queda foi a área de saneamento, com retração de 24,4% no consumo.

Na ponta de geração, destaque para a retração de 10,5% na oferta das usinas hidrelétricas, consequência da falta de chuvas e do baixo nível dos reservatórios. O segmento respondeu por 73,5% da geração no período, uma queda de 3,5 pontos porcentuais em relação aos dez primeiros meses de fevereiro de 2014.

A geração eólica, por outro lado, cresceu 119% e atingiu 1.822 MW médios. Com isso, a geração de energia a partir da força dos ventos representou 2,8% da oferta nacional no período. As unidades movidas à biomassa também se destacaram, com uma alta de 40% na mesma base comparativa.

TAGS