PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Tóquio fecha em baixa diante de iene mais forte após decisão do RBA

06:20 | 03/02/2015
As ações negociadas em Tóquio fecharam em queda nesta terça-feira, após o banco central australiano anunciar um corte na taxa básica de juros, o que valorizou o iene e afastou os investidores das ações de exportadoras japonesas e outros ativos sensíveis ao câmbio.

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia em baixa de 1,27%, a 17.335,85 pontos, o recuo mais acentuado desde 16 de janeiro.

Do meio para o fim do pregão, o Reserve Bank of Austrália (RBA, o banco central australiano) anunciou um corte na taxa básica de juros de 0,25 ponto porcentual, para 2,25%. A redução tem como objetivo estimular a demanda e elevar o índice de preços ao consumidor, que em janeiro desacelerou para alta anual de 1,7%, ante aumento de 2,3% em dezembro. A meta do RBA é atingir uma inflação entre 2,0% e 3,0%.

A decisão do banco central australiano levou o dólar australiano para um patamar de 89 ienes, uma queda de 2,0% em relação ao fechamento de segunda-feira. A desvalorização da moeda estava na mira do RBA, que prefere uma divisa mais fraca para estimular o crescimento econômico da Austrália.

"O movimento do RBA veio como uma surpresa leve, uma vez que havia poucos outros incentivos de negociação de ações no exterior (do Japão)", disse Daisuke Uno, estrategista da Sumitomo Mitsui Banking Corp. "Baixas taxas de juros nos Estados Unidos, um dólar fraco e a falta de pressão ascendente sobre os preços de energia não são bons incentivos para manter os investidores em ações japonesas", explicou.

Entre as exportadoras, as maiores quedas foram lideradas por Honda, com baixa de 2,9%, a TDK, recuo de 2,6%, e a Shin-Etsu Chemical, que cedeu 2,2%.

No mercado de bônus japoneses, os juros dos chamados JGBs recuaram após um leilão para os bônus de 10 anos ter revelado uma fraca demanda do mercado, o que reflete o nervosismo sobre a recente volatilidade de um ativo que tocou mínimas históricas no mês passado. Por volta das 4h (de Brasília), o yield (retorno ao investidor) do bônus de 10 anos subia 7,5 pontos-base, a 0,360%. Com informações da Dow Jones Newswires

TAGS