PUBLICIDADE
Notícias

BoE sinaliza que 1ª elevação de juros no Reino Unido deve acontecer em 2016

09:30 | 12/02/2015
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) sinalizou nesta quinta-feira hoje, em relatório trimestral de inflação, que a primeira elevação da taxa de juro básico do Reino Unido provavelmente virá em 2016.

O comitê de política monetária do BoE prevê que a inflação britânica poderá ficar negativa nos próximos meses, mas acredita que o período de queda nos preços será temporário. O presidente do BoE, Mark Carney, por sua vez, enfatizou que o Reino Unido não entrará em deflação.

Caso os preços dos petróleo voltem a subir, o BoE estima que a inflação britânica começará a ganhar força a partir do segundo semestre deste ano e atingir a meta oficial, de 2%, no começo de 2017. A previsão considera que, no início de 2017, a taxa de juros terá subido a 1%, da atual mínima histórica de 0,5%. O primeiro ajuste nos juros aconteceria em meados de 2016.

De modo geral, o BoE vê a tendência de queda do petróleo como um fator positivo para a economia e, diante disso, elevou sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido para 2016, de 2,6% para 2,9%.

Segundo o relatório do BoE, a inflação britânica poderá chegar até mesmo a ultrapassar a meta de 2% no segundo trimestre de 2017, mas a instituição reconhece os riscos atuais dos preços em baixa e afirma dispor dos instrumentos necessários para evitar a deflação. Em carta enviada ao ministro de Finanças, George Osborne, Carney admitiu a hipótese de reduzir ainda mais a taxa básica de juros ou ampliar seu programa de compra de ativos, hoje em 375 bilhões de libras.

Carney, no entanto, admitiu que a próxima medida para a taxa de juros provavelmente será uma elevação. Fonte: Dow Jones Newswires/Market News International.

TAGS