PUBLICIDADE
Notícias

Associação de shoppings discute com o MME utilização de geradores de energia

19:40 | 23/02/2015
O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, se encontrou na tarde desta segunda-feira, 23, com Eduardo Braga, titular do Ministério das Minas e Energia (MME). No encontro, disse que o setor prepara um estudo sobre a capacidade instalada de geradores para poder dizer ao governo o tamanho da ajuda que pode ser dada no enfrentamento da atual crise energética.

Após o encontro, o executivo disse que o governo também ainda estuda de que forma pode dar estímulos para que os shoppings aumentem o uso de seus geradores.

"Na verdade, os geradores já são usados pelos shoppings, mas não sabemos até que ponto é possível utilizar mais. Isso depende do tipo de gerador e do combustível utilizado, além da praça de cada shopping e da sua estrutura", disse Humai.

O presidente da Abrasce ressaltou que o consumo do setor equivale a apenas 0,5% da demanda de energia no País. "A discussão é se o maior uso dos geradores é ambientalmente ou economicamente viável. O governo ainda está estudando uma forma de estímulo mas ainda não definiu horários, tempo de uso e valores", completou.

Atualmente, existe o estímulo para que shoppings, hotéis e outros empreendimentos usem geradores próprios na ponta formal de carga, ou seja, entre as 18h e 21h, horário em que normalmente há mais pressão de demanda sobre o sistema elétrico.

Mas, como nos últimos anos a ponta de carga tem se deslocado para o início da tarde, o governo já anunciou que estuda a criação de estímulos para que esses empreendimentos utilizem seus geradores em um período mais elástico, a partir das 14h.

TAGS