PUBLICIDADE
Notícias

Sindicato se reúne com direção da Volkswagen para discutir demissões

14:30 | 13/01/2015
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da direção da fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, devem se reunir a partir das 16 horas desta terça-feira, 13, para discutir as 800 demissões confirmadas pela montadora para fevereiro. Esse será o primeiro encontro entre patrões e trabalhadores após o início da greve, que chega ao oitavo dia hoje.

Segundo o sindicato, o encontro de hoje será realizado na fábrica da Volks em São Bernardo e será a primeira rodada de negociações. Pelo lado dos trabalhadores, devem participar o secretário-geral do sindicato, Wagner Santana, e membros do comitê sindical. A entidade informa que, em razão da "reabertura" do diálogo com a direção da fábrica, a reunião marcada para esta quarta-feira, em Brasília, do sindicato com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi cancelada.

Apesar disso, o encontro do presidente do sindicato, Rafael Marques, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, foi mantido para hoje. A reunião começou às 14 horas. No encontro, o dirigente sindical deve apresentar a pauta de reivindicações aprovada após o protesto de trabalhadores da Volks, Ford e Mercedes na manhã de ontem na Via Anchieta. O principal pedido é a aprovação do Programa Nacional de Proteção ao Emprego.

O projeto prevê, entre outras coisas, a ampliação do período de lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) dos atuais cinco meses para até dois anos, mesmo período previsto pela legislação alemã. Durante o encontro, trabalhadores devem pedir ainda a aprovação do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões e a ampliação das liberações de crédito na economia, principalmente para a aquisição de veículos.

Na tarde de segunda-feira, o presidente do sindicato esteve reunido com o secretário de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, João Dado. Na ocasião, o dirigente apresentou uma pauta, também aprovada no protesto da manhã de ontem, direcionada ao governo estadual. Entre os pedidos, estão a criação do Conselho Estadual de Política Industrial e de um Programa de Adensamento da Cadeia Produtiva Automotiva e combate à guerra fiscal.

TAGS