Nordeste é a segunda região mais procurada para novos shoppings
24% dos investimentos em expansão e instalação de novos centros comerciais estão concentrados na região Nordeste, segundo Associação Brasileira de Shopping Centers
O número de lojas cresceu 10,4%, totalizando 9.242 estabelecimentos comerciais em malls. “Esses dados, somados às expansões pelas quais muitos shoppings estão passando, confirmam a continuidade do cenário favorável para o setor, com a redução das taxas de vacância, novos projetos em andamento e uma oferta diferenciada e mais completa de serviços e produtos aos frequentadores”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Dos 25 shoppings inaugurados, apenas seis ocorreram nas capitais. Pela primeira vez, o percentual de shoppings inaugurados fora das capitais é maior que o de shoppings nas capitais. Apesar de perfis variados, 41% dos malls estão concentrados em municípios que possuem até 500 mil habitantes, o que confirma a tendência de interiorização do setor.
Para 2015, a Abrasce acredita na manutenção do ritmo de expansões e inaugurações no setor, que prevê a chegada de mais de 26 shoppings até o fim do ano, 16 deles em cidades que não são capitais. A estimativa de investimento total nesses projetos, incluindo novos shoppings e expansões é de cerca R$ 16 bilhões, sendo que 48% estarão concentrados na região Sudeste. O Nordeste ocupa o segundo lugar, com 24% desses investimentos, seguido pelas regiões Norte (16%), Sul (7%) e Centro-Oeste (5%).
No ranking de faturamento, a região Sudeste também ocupa o primeiro lugar com R$ 80,579 bilhões. O segundo melhor desempenho foi o da região Nordeste, com R$ 24,152 bilhões, seguidos da região Sul (R$ 17, 907 bilhões), Centro-Oeste (R$ 13,042 bilhões) e Norte (R$ 6,596 bilhões).
Destaque para o Nordeste que consolidou seu potencial este ano, superando a região Sul em faturamento e em espaço para lojistas.
Outro crescimento foi o do número de empregos diretos gerados, que totalizou cerca de 112 mil novos postos de trabalho no setor durante o ano de 2014. Atualmente, estima-se que haja aproximadamente 979 mil empregos diretos nos shoppings brasileiros, o que corresponde a um aumento de 12,9 % com relação a 2013. O número de frequentadores também saltou de 415 milhões de visitas por mês para 431 milhões em 2014, o que representa uma alta de 3,7% com relação ao ano anterior.
Redação O POVO Online