PUBLICIDADE
Notícias

Monteiro: País ainda apresenta elevado custo para investimento e exportações

16:10 | 07/01/2015
O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, iniciou seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo enfatizando que o Brasil tem marcantes avanços a registrar. Ele comentou que a democracia consolidou-se nos últimos anos, que houve redução das desigualdades sociais, que o País foi capaz de manter uma taxa baixa de desemprego e que as políticas sociais são referência mundial. "Mas o Brasil ainda tem elevados custos, com sistema tributário complexo, que onera investimentos e exportações", contrapôs.

Monteiro Neto disse também que o País possui deficiência de capital humano e de infraestrutura. "Tudo isso desestimula os investimento nas atividades produtivas, reduz a produtividade e nos torna menos produtivos", citou. A ausência de marcos legais, segundo ele, também torna o País menos competitivo e desestimulado.

Apesar desse tom crítico, o ministro salientou os progressos vistos por conta das atividades desenvolvidas no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Ele mencionou, por exemplo, o Plano Brasil Maior - para a mitigação dessas insuficiências -, desoneração da folha pagamento, Plano de Sustentação dos Investimentos (PSI), agência brasileira de fundos garantidores e ampliação dos limites de enquadramento. Além disso, ele citou o Pronatec, a abertura de escolas técnicas e o maior acesso ao ensino superior.

O novo ministro ficou muito emocionado e chorou no início do discurso em cerimônia de transmissão de cargo, no auditório do Banco Central. Ele falou sobre a ausência do pai, que não foi ao evento por razões de saúde, e agradeceu a presença da mãe. "Ela teve a oportunidade ao longo da vida de ser contemporânea de três gerações de posses", disse, citando o avô, Agamenon Magalhães, que foi ministro do Trabalho e da Justiça; o pai, Armando Monteiro Filho, que foi ministro da Agricultura; e ele próprio.

Armando Monteiro agradeceu primeiramente à presidente Dilma Rousseff e em seguida aos ex-ministros Mauro Borges e Fernando Pimentel. Monteiro brincou, ainda, que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, não cobrou aluguel pelo empréstimo do auditório do órgão para a realização da cerimônia. O novo ministro também citou os ministros presentes, um a um. Entre eles, estão o da Fazenda, Joaquim Levy, o do Planejamento, Nelson Barbosa, o de Minas e Energia, Eduardo Braga, o do Trabalho, Manoel Dias, e o da Previdência, Carlos Gabas.

Reequilíbrio macroeconômico

Monteiro Neto disse ainda que o governo Dilma se reinaugura com o compromisso de dar respostas a novos desafios, em busca do reequilíbrio macroeconômico. Segundo ele, o desenvolvimento de políticas fiscal, monetária e cambial constitui precondição para o fortalecimento da confiança dos agentes econômicos.

O novo ministro enfatizou que a tarefa está a cargo da equipe econômica e citou nominalmente o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy. "Para essa tarefa não faltará solidariedade de todo o governo", previu.

Na avaliação do ministro, os benefícios dessas conquistas serão a maior previsibilidade e a estabilidade macroeconômica, com criação, ao final, de acordo com ele, de um cenário mais promissor. "O objetivo central de qualquer política econômica é o crescimento", disse.

Commodities x bens manufaturados

Monteiro Neto afirmou também que é falsa a contraposição entre commodities e bens manufaturados e argumentou que o Brasil tem que ser competitivo nas duas áreas. "O MDIC vai cada vez mais valorizar o setor de comércio e serviços", disse.

"É sempre importante olhar o agronegócio e sua contribuição ao financiamento externo do País. Precisamos ampliar e diversificar o acesso e as preferências brasileiras a novos mercados, assim como aumentar a agregação de valor das exportações desses setores. São estratégias fundamentais contra a volatilidade dos preços internacionais".

Monteiro também disse que é necessário lembrar do "tamanho" do setor terciário e da sua capacidade de gerar emprego. "Esse setor é também fundamental para fortalecimento do comércio exterior do País, nas áreas de seguro, logística, design", afirmou.

TAGS