PUBLICIDADE
Notícias

Ministro de Finanças grego diz que não aceita ideia de 'confronto' com credores

11:30 | 28/01/2015
O novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou nesta quarta-feira que o governo trabalhará com o Eurogrupo e seu presidente, Jeroen Dijsselbloem, para pôr fim aos cenários que preveem confrontos entre o país e seus credores internacionais.

Na coletiva de imprensa de sua posse, Varoufakis também afirmou que o governo irá acabar com o ciclo de empréstimos tomados a partir de 2010 para tentar restaurar a economia do país. Segundo o novo ministro, a medida "tratou a falência como um problema de liquidez estatal". "Então nos deram o maior empréstimo da história em troca de cortes na renda para pagar os créditos antigos e os novos", disse.

"Você não precisa ser um economista para perceber que foi uma política falha", criticou o novo ministro. "Iremos deliberar sobre o acordo (de resgate) muito em breve, mas iremos colocar um fim à destrutiva crise da dívida, que se autoalimenta". Ele admitiu que a negociação com os credores será difícil, mas expressou otimismo de que os parceiros lhe dariam "uma chance".

Varoufakis disse já ter mantido conversas construtivas, por telefone, com Dijsselbloem, que deve visitar Atenas na sexta-feira e que os dois "concordam em muitos pontos". O ministro também irá à França e à Itália nos próximos dias para se reunir com os ministros das Finanças dos países e discutir diversas questões, como um plano de investimento viável para a União Europeia.

Na semana passada, Varoufakis havia caracterizado o plano de investimentos de 315 bilhões de euros da Comissão Europeia como "estúpido" e o comparou a "dar aspirina a um homem morto". Fonte: Market News International.

TAGS