PUBLICIDADE
Notícias

Jucá: se governo não editar logo MP com IR de 4,5%, Congresso pode derrubar veto

15:20 | 22/01/2015
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do Orçamento de 2015, afirmou que, se o governo não editar logo uma medida provisória reajustando a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física em 4,5%, o Congresso derrubará o veto presidencial.

Na segunda-feira, dia 19, a presidente Dilma Rousseff vetou o artigo da nova Lei 13.097 que previa o reajuste da alíquota em 6,5%.

A proposta do reajuste maior da tabela do IR, apresentada pelo líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara e pelo Senado em votação simbólica. O valor praticamente corresponde à inflação para o período de 2014, que foi de 6,41%.

"Se eu fosse o governo, mandaria logo a MP", disse Jucá, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. "Se não mandar, o Congresso pode derrubar", completou. A avaliação do relator é de que o veto de Dilma pode levar a base aliada a se unir à oposição e derrubar a recusa da presidente em um aumento maior do reajuste da tabela do IR.

O governo prometeu encaminhar um nova proposta de 4,5%. Se não o fizer, vai onerar ainda mais os contribuintes. Isso porque, sem reajuste na tabela, uma pessoa que recebeu aumento salarial no ano passado pagará mais imposto em 2015.

TAGS