PUBLICIDADE
Notícias

Jaguar Land Rover cria sensores para evitar acidentes com ciclistas

O sistema desenvolvido pela marca inglesa aciona vibrações, além de sinais luminosos e sonoros de alerta, caso uma bicicleta se aproxime

15:08 | 22/01/2015
NULL
NULL

Atenta à proliferação das ciclovias especiais e de bikes circulando pelas ruas do mundo, a Jaguar Land Rover decidiu criar uma tecnologia para evitar potenciais acidentes com ciclistas.

O sistema criado pela marca inglesa consiste em uma série de sensores que captam a presença dos ciclistas no entorno e emite alertas para o motorista, evitando acidentes com as populares "magrelas".

Ao detectar a presença de bikes, e até mesmo de motos, luzes coloridas do lado em que o ciclista está se acendem, buzinas antigas de bicicleta começar a soar e o motorista sente vibrações dentro do veículo: o encosto superior do banco, por exemplo, infla levemente, como um leve tapa no ombro do condutor.

“O ‘Sensor de Bicicleta’, como será chamado, nos leva além das tecnologias atuais de indicação de perigo. Ícones nos retrovisores também otimizam a localização da luz, som e toque para aumentar a intuição. Isso cria avisos que permitem uma reação cognitiva rápida e acionamento imediato do cérebro."

[SAIBAMAIS 3]"Quando vemos a tela com luz vermelha com a nossa visão periférica, sabe-se na hora da aproximação do ciclista”, ressalta o diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple.


Caso o motorista ignore os alertas e pise no acelerador, o sistema fará o pedal vibrar e ficar mais rígido, forçando uma desaceleração do veículo, evitando acidentes.

Confira no vídeo como o "Sensor de Bicicleta" funciona:

[VIDEO1]

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

TAGS