PUBLICIDADE
Notícias

Intenção de compra das famílias de SP caiu 0,4% em dezembro, revela FecomercioSP

15:00 | 06/01/2015
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias paulistanas (ICF) registrou 108,7 pontos em dezembro, queda de 0,4% ante novembro e recuo de 13,3% na comparação com o mesmo mês de 2013. O resultado, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), é o pior para o mês desde 2009, quando a entidade passou a calcular o índice.

O indicador vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório e acima de cem pontos é denotado como satisfatório.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, a inflação do grupo de Alimentos e Bebidas e a alta dos juros ao consumidor foram os principais responsáveis pela queda na intenção de consumo das famílias no mês passado.

A pesquisa mostra ainda que, na análise por faixa de renda, o grupo das famílias com ganhos abaixo de dez salários mínimos apresentou estabilidade e permaneceu com 110,9 pontos. Na comparação anual, no entanto, houve retração de 13%.

No grupo das famílias com renda superior a dez salários mínimos, o índice caiu 1,6% e atingiu 102,1 pontos. No comparativo anual, a intenção de consumo nessa faixa de renda caiu 14,2%.

Feita mensalmente com 2,2 mil consumidores no município de São Paulo, o ICF tem como objetivo ser um indicador antecedente de vendas do comércio e é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis.

Os únicos itens que registraram altas e permaneceram com resultados positivos em dezembro foram Renda atual e Acesso a crédito. O primeiro teve 0,4% de alta e ficou com 122 pontos. Já o indicador que mede a intenção de acesso ao crédito teve crescimento de 1% e fechou o mês com 126,6 pontos.

TAGS