PUBLICIDADE
Notícias

Indicador Antecedente da Economia se mantém em dezembro, diz Ibre

11:00 | 21/01/2015
O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil não mudou em dezembro ao registrar a marca de 95,4 pontos, divulgaram nesta quarta-feira, 21, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e o Conference Board. A estabilidade foi vista após uma queda de 1,4% em novembro e um avanço de 0,2% em outubro (número revisado). Segundo a pesquisa, três dos oito componentes contribuíram positivamente para o índice do mês passado.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais, também ficou estável em dezembro, registrando a marca de 105,7 pontos. O resultado segue-se a um avanço de 0,2% em novembro e a uma alta de 0,4% em outubro (dado revisado). De acordo com o levantamento, dois dos seis componentes contribuíram positivamente para o índice de dezembro.

Estabilização

A estabilidade do IACE e do ICCE em dezembro pode ser um sinal de estabilização da economia brasileira, indicando que o pior momento para a atividade econômica pode já ter passado, avaliam economistas do Ibre/FGV e o Conference Board.

"Após meses em recuo, o resultado de dezembro do IACE e do ICCE pode ser um sinal de estabilização da economia", afirma Paulo Picchetti, economista da FGV/IBRE, em nota. Ele pondera, contudo, que o recente anúncio de medidas de austeridade e o lento crescimento da economia brasileira sugerem que as condições "econômicas próximas à estagnação" devem persistir em curto prazo no Brasil.

O economista Ataman Ozyildirim, do Conference Board, destaca que, no caso do IACE, além da estabilidade, as taxas de crescimento de seis meses dos indicadores aumentaram. De acordo com o analista, isso reflete uma "melhora modesta" na segunda metade do ano passado, se comparada com a "forte deterioração" no primeiro semestre de 2014

"A recente estabilização do IACE e do ICCE indica que o pior momento para a atividade econômica pode ter passado, embora o enfraquecimento da economia brasileira seja ainda bastante disseminado", diz o economista. O IACE permaneceu inalterado em dezembro ao registrar a marca de 95,4 pontos. A estabilidade ocorreu após uma queda de 1,4% em novembro e um avanço de 0,2% em outubro (número revisado).

Já o Indicador Coincidente, que mede as condições econômicas atuais, também ficou estável em dezembro, ao registrar a marca de 105,7 pontos. O resultado segue-se a um avanço de 0,2% em novembro e a uma alta de 0,4% em outubro (dado revisado). Segundo o levantamento, dois dos seis componentes contribuíram positivamente para o índice de dezembro.

TAGS