PUBLICIDADE
Notícias

Grécia não quer disputa catastrófica em torno de redução da dívida, diz premiê

07:50 | 28/01/2015
O primeiro-ministro recém-eleito da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quarta-feira que o governo está pronto para negociar com seus credores sem que haja embates. Antes da sua primeira reunião de gabinete, o novo líder também anunciou planos para um programa econômico de ajuste fiscal em quatro anos, sem medidas de austeridade e nem superávits primários inalcançáveis.

Tsipras reafirmou que um de seus principais objetivos é restaurar a economia da Grécia ao eliminar gastos desnecessários, combater a corrupção, o clientelismo e o desemprego. "Precisamos trabalhar duro, evitar a arrogância, atrasos ou erros e precisamos honrar o resultado das eleições. Nosso chefe é o povo grego e ninguém mais", afirmou.

O novo primeiro-ministro também sinalizou que as negociações com os credores internacionais não deve ser tão turbulenta quanto previam analistas antes das eleições. Em seu discurso, Tsipras disse que o objetivo "não é confrontar nossos credores", mas que não continuará com "as políticas desastrosas". "Nossa prioridade é sustentar a economia, ajudá-la a andar novamente. Estamos prontos para negociar com nossos parceiros para reduzir dívidas e encontrar uma solução justa e viável".

Fontes do partido Syriza, do qual Tsipras é o maior representante, afirmaram a jornalistas que um conselho nacional de 15 integrantes se reunirá semanalmente para reavaliar as questões de governo. Decisões sobre o diálogo com os credores serão tomadas coletivamente.

Outra meta do novo governo de extrema esquerda é lidar com a crise humanitária pela qual passa o país, com milhões de pessoas afetadas pelas políticas de austeridade. Tsipras destacou que parte da população "sequer tem os meios para viver com dignidade".

"Muitos saudara o resultado das eleições gregas. O sentimento internacional em relação à Grécia está mudando. Nós iremos adiante com o diálogo, de modo prudente, mas sem nos comprometer. Marcharemos em frente com estabilidade e confiança para a nova era", afirmou Tsipras. Fonte: Market News International e Dow Jones Newswires.

TAGS