Magazine Luiza testará retirada de produtos do e-commerce em lojas
10:30 | Dez. 10, 2014
As iniciativas, usadas no mercado como forma de reduzir custos e tempo de frete, começarão em projetos piloto, disse Trajano. Segundo ele, a companhia vai testar no próximo trimestre a retirada de itens em 20 lojas. Ainda há projetos de informar pelo site a disponibilidade de estoque das lojas e de fazer entregas de pedidos feitos pelo site com estoque da unidade mais próxima. Trajano ainda afirmou o trabalho em parceria com os Correios para disponibilização dos "lockers". Ele não deu mais detalhes do projeto.
O executivo destacou que, até o momento, a companhia se concentrava na integração dos centros de distribuição, que desde meados deste ano tem a capacidade de entregar produtos vendidos pela internet. Antes, todas as entregas eram feitas de São Paulo. Trajano afirmou que isso reduziu em 70% o tempo e custo de frete. Segundo ele, hoje o tempo de frete é mais baixo que o da concorrência.
IPI
A presidente do Magazine Luiza descartou que deva haver mudanças drásticas nas políticas de incentivos ao consumo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Luiza Helena afirmou que a redução de IPI para itens essenciais deve ser permanente. Ela citou as máquinas de lavar.
A executiva considerou que, para algumas categorias, é possível que haja uma pequena elevação de IPI, mas afirmou que o efeito para o varejo não deve ser significativo. "Acredito que em móveis pode ser que suba 1%, mas é uma coisa que não afeta as vendas", declarou.
Luiza Helena respondeu a pergunta de um analista durante evento da companhia com investidores em São Paulo. Ela foi questionada sobre se a necessidade de ajustes na gestão das contas públicas poderia levar ao fim de incentivos como o IPI reduzido ou o programa Minha Casa Melhor, de crédito subsidiário aos mutuários do Minha Casa, Minha Vida.
"O que eu tenho conversado com o governo é que eles vão mexer nos gastos públicos, mas não vão atrapalhar o consumo", disse a executiva.