Comum, aditivado ou premium? Conheça as diferenças entre os combustíveis
A diferença entre os tipos de combustíveis comercializados no Brasil não ficam restritas ao valor por litro
16:10 | Nov. 13, 2014
Confira uma lista em que constam as características dos combustíveis, baseada em dicas do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária):
Gasolina
Comum: A gasolina comum é o combustível que sai da refinaria acrescido de 25% de etanol anidro. Por não ter aditivos, ele é o menos recomendado, considerando que não existem substâncias que protegem o motor em sua fórmula. A longo prazo, alguns resíduos de combustão podem ficar depositados sobre as válvulas de admissão do motor, comprometendo a mistura de ar e combustível. Em médio prazo, a sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, ocasionando um aumento de consumo de combustível. Em médio prazo, a sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, ocasionando um aumento de consumo de combustível. Basicamente, a gasolina comum é igual em todas as marcas.
Aditivada: Também tem 25% de etanol anidro, mas esta já conta com aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Em geral, cada marca tem sua própria fórmula de aditivada e normalmente contam com detergentes e dispersantes que desprendem a sujeira que é, em seguida, eliminada pelo sistema de combustão.
Premium: Assim como os combustíveis anteriores, a Premium conta com os mesmos 25% de etanol anidro, mas vem com aditivos que ajudam na conservação e limpeza do motor, assim como a gasolina aditivada. A principal diferença da Premium está relacionada à octanagem. Enquanto ela tem 91 octanas (ou IAD – índice antidetonante), a comum e a aditivada têm 87 octanas. Com mais octanagem, os motores mais potentes, principalmente, apresentam uma eficiência significativa, pois podem operar com maiores taxas de compressão.
Etanol
Comum: Deve cumprir os requisitos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que exige algumas especificações, como ter que ser límpido, transparente, isento de impureza, com graduações alcoólica entre 95,1% e 96%, ter PH neutro e uma tolerância muito pequena a minerais e metais, como ferro, sódio e cobre.
Aditivado: Assim como a gasolina aditivada, este é um combustível comum com adições de substâncias que ajudam na limpeza do motor. A diferença do álcool aditivado comercializado no Brasil é a tecnologia FMT (Friction Modification Technology), que otimiza a lubricidade do combustível, protegendo e reduzindo a fricção entre as partes móveis do motor.
Redação O POVO Online