Recuperação de crédito cai 4,4% em agosto, diz Boa Vista

10:00 | Set. 10, 2014

O indicador de recuperação de crédito apurado pela Boa Vista SCPC, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, caiu 4,4% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2013, a retração na recuperação de crédito foi mais expressiva, de 6,2%. Em 12 meses, no entanto, o recuo encontrado, de 0,9%, é o menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2005. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a diminuição foi de 2,5% sobre igual período de 2013.

A Boa Vista volta a afirmar que a tendência de desaceleração do indicador intensificou-se nos últimos meses. "Este resultado é condizente com a conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, entre outros fatores", reafirma a nota. A projeção da instituição para o índice de recuperação de crédito ao final de 2014 é de queda de até 3%.

Regiões

Na passagem de julho para agosto, na série com ajuste sazonal, todas as regiões do País registraram retração do índice. O Centro-Oeste encabeça a lista com recuo de 5,2%, seguido pelo Sul, com -4,8%, e Sudeste, com -4,4%. No período, houve diminuição de 3,9% no Nordeste e de 2,7% no Norte. No acumulado do ano, o Sudeste puxa a queda com retração de 4,8%, seguido por Norte (-2,9%) e Nordeste (-1,8%). Nas outras regiões, houve aumento da recuperação de crédito no período: de 3,1% no Sul e de 3,5% no Centro-Oeste.

Varejo

A Boa Vista destaca ainda que, no comércio varejista, a recuperação de crédito apresentou queda generalizada e mais intensa: 22,7% na comparação interanual; de 16,7% no acumulado do ano; de 13,5% em 12 meses; e de 6,5% na margem, na série ajustada.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.