Grupo planeja a universidade dos Brics

08:37 | Jul. 16, 2014


Além da criação do Banco e do Fundo de Reservar, de Fortaleza saiu o Plano de Ação de Fortaleza. O documento trata do aprofundamento ou inovação de medidas que serão realizadas no futuro. Na área de educação, menciona reconhecimento de diplomas. Nesse sentido, dois chefes de estado falaram na criação da Universidade dos Brics.


Em seus discursos, o presidente Vladimir Putin (Rússia) e o primeiro-ministro Narendra Modi (Índia) falaram em maior intercâmbio cultural entre os países. Putin disse que o grupo está trabalhando na Universidade dos Brics. A ideia foi ratificada por Mobi: “a universidade dos Brics, com acesso pela internet, promoveria troca de conhecimentos. Também é uma possibilidade um centro de línguas dos Brics”.


Inovação

No evento, os cinco países se comprometeram a trabalhar juntos em projetos voltados para a inovação tecnológica (Brics Multilateral Cooperation Agreement on Innovation). O acordo de cooperação foi assinado pelos presidentes de bancos de desenvolvimento do grupo.

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o foco dos projetos é a infraestrutura e energia sustentável; inovação de processos e produtos em diversas áreas da indústria, de serviços e do agronegócio.


Visa a ampliar também a cooperação entre os bancos de desenvolvimento dos países do Brics, além de procurar aumentar o comércio e os investimentos entre os cinco países.


No encontro, os presidentes de bancos de desenvolvimento destacaram a importância de trocar experiências bem-sucedidas na área de inovação, investimentos prioritários em economia emergentes.