Fim de incentivo derrubou vendas de veículos, diz IBGE
10:20 | Abr. 15, 2014
"Você tinha incentivo a partir da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que durou muitos meses, e vai perdendo ritmo porque, por serem bens duráveis, a capacidade de substituição pela população não é muito intensa. Foi perdendo fôlego", justificou Aleciana.
O segmento de veículos também é responsável pela perda de fôlego verificada na série histórica do varejo ampliado. Em relação ao mês anterior, as vendas do varejo ampliado recuaram 1,6% em fevereiro. A média móvel trimestral, que indica tendência, ficou em -0,4% no trimestre terminado em fevereiro.
"Tem a ver com uma certa saciedade dessa demanda reprimida por novos veículos, uma vez que a política de incentivos ao consumo a partir de alíquotas de IPI mais baixas já vem vigorando há alguns anos. É natural que as famílias que já fizeram essa substituição dos seus veículos não venham a fazer isso novamente num horizonte temporal tão curto", confirmou Aleciana.