ACSP: vendas do varejo em SP crescem 8,6% em fevereiro
11:10 | Mar. 07, 2014
O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, explica que o resultado proporcionalmente maior este ano se deve ao Carnaval, que em 2013 caiu em fevereiro e, em 2014, em março.
"Na capital paulista, o Carnaval provoca o êxodo da população, esvazia o comércio e provoca queda nas vendas. Datas móveis causam oscilações como essa. O mesmo poderá ocorrer durante a Copa do Mundo e as eleições", avaliou em nota. Segundo Amato, o fato de fevereiro de 2014 ter tido um dia útil a mais do que em 2013 também ajudou a impulsionar as vendas.
Em contrapartida, as vendas caíram na comparação com o desempenho de janeiro, no caso das transações a prazo houve recuo de 12,1% e as transações à vista declinaram 8,5%. A explicação para esse resultado negativo também está no efeito calendário, já que janeiro tem dois dias a mais e o primeiro mês do ano é marcado por liquidações que estimulam as vendas.