Registros de carros novos na Europa recuam pelo 6º ano

08:50 | Jan. 16, 2014

As vendas de automóveis na Europa, medidas pelos registros de veículos novos, recuaram em 2013 pelo sexto ano consecutivo, apesar da leve recuperação nos últimos meses do ano.

A Associação Europeia de Montadoras, conhecida como ACEA, disse nesta quinta-feira que 11,9 milhões de carros novos foram registrados na União Europeia em 2013, uma queda de 1,7% em comparação com o ano anterior. O recuo em novos registros, que é um reflexo das vendas de carros novos, marca o pior ano da indústria desde que a ACEA começou a coletar dados do bloco em 2003.

Os registros começaram a aumentar no segundo semestre de 2013 e ganharam ritmo em dezembro, de acordo com os dados da ACEA, mas não foram fortes o suficiente para levar o setor para o terreno positivo no ano. Os registros de carros novos subiram 13,3% na União Europeia para 906.294 unidades em dezembro. O resultado correspondeu ao maior crescimento para o mês de dezembro desde 2009, contudo ainda se mostrou como um dos mais fracos considerando todo o registro histórico.

Em geral, os registros de carros novos subiram no quarto trimestre de 2013. Esta leitura ajudou a elevar o otimismo no setor de que uma recuperação mais forte pode ser observada na Europa em 2014. "Nós acreditamos que agora o mercado já superou a fase mais negativa e o pior já está claramente para trás", disse Peter Fuss, conselheiro sócio sênior no Global Automotive Center da Ernst & Young. Fonte: Dow Jones Newswires.