PUBLICIDADE
Notícias

Lacker, do Fed, defende redução de estímulo em breve

08:31 | 26/09/2013
O presidente do Federal Reserve Bank de Richmond, Jeffrey Lacker, disse nesta quinta-feira que não vê motivos para que o Banco Central dos EUA evite uma redução de compras de títulos em dezembro, ou potencialmente em outubro.

"Eu não vejo nenhuma razão pela qual não poderíamos fazer isso em dezembro, ou potencialmente em outubro, dependendo de como forem os dados", disse a autoridade enquanto se dirigia à imprensa durante uma conferência do Swedbank na capital sueca.

Contudo, ele acrescentou que o Fed está agora em uma "situação difícil", como resultado de "ter frustrado expectativas". E, portanto, "pode ser difícil" reduzir as compras em outubro sem ficar constrangido, mas, "em princípio, não vejo razão pela qual não podemos" desacelerar as compras de bônus em outubro.

Embora tenha se recusado a fazer uma previsão concreta quanto ao cronograma, Lacker disse que seu "ponto de vista minoritário" era de que, uma vez que o Fed começar a diminuir as compras, a instituição poderia "reduzi-las a cada reunião" em um quarto, ou mesmo em um terço a cada vez.

Os mercados financeiros se ajustarão independentemente da data de início, disse Lacker, rejeitando a noção de que eles estavam em pânico, ou mesmo preocupados. Lacker não tem poder de voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed. Fonte: Market News International.

TAGS