PUBLICIDADE
Notícias

Fórum Estadão: Cid Gomes quer riqueza melhor distribuída

10:50 | 19/09/2013
O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou, nesta quinta-feira, 19 , no Fórum Estadão Regiões, cuja primeira edição discute o Nordeste, que "o Brasil não será país justo se não houver melhor distribuição de suas riquezas". Com isso, o governador defendeu a tributação diferenciada entre regiões e Estados mais ou menos desenvolvidos. "A tributação deve tratar desiguais de forma igual e em todos os lugares do mundo há uma diferenciação tributária para reduzir equilíbrios", disse o governador.

Cid Gomes avaliou que essa diferenciação tributária é tratada "de forma pejorativa como guerra fiscal", antes de voltar a defender os incentivos às regiões menos desenvolvidas: "Brasil tem de olhar mais para as regiões que mais se desenvolvem, como a Nordeste", completou. O governador cearense cobrou ainda uma reforma tributária transparente, com a discussão do tamanho ideal do estado brasileiro e admitiu que o País e admitiu que País "tem tributo demais".

Cid Gomes avaliou que o Brasil tem desafio de ampliar a capacidade de geração de energia e considerou que a matriz hidráulica nunca foi tanto contestada, principalmente com as obras de hidrelétricas em rios da região Norte e em áreas indígenas. "É preciso diversificação de matriz, com energia térmica para garantir a segurança e, principalmente, a eólica", afirmou.

Segundo ele, o preço do megawatt eólica, quando começaram as ofertas desse tipo de energia nos leilões, chegava a R$ 300 e, hoje, sai a R$ 90. "O preço de energia eólica hoje é competitivo com energia hidráulica e há uma estrutura de fabricação de equipamentos para a produção dela no País."

Cid Gomes considerou ainda que a energia solar deve seguir o mesmo caminho da energia eólica com queda de preços, e encerrou o pronunciamento afirmando que o sistema portuário brasileiro é um dos grandes desafios para o País.

TAGS