Simca Chambord, um francês de luxo no Brasil
Simples carro francês, projetado nos EUA e que fez sucesso no Brasil. Esse é o resumo da história do Simca Chambord, o primeiro carro de luxo produzido em solo nacional. Derivado do Simca Vedette, ele trazia um visual que imitava os carros norte-americanos da época, com destaque para o famoso "rabo-de-peixe", que o fez ser conhecido como "Cadillac brasileiro".
Confira história do Simca Chambord em fotos
A Simca (Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile), se instalou em São Bernardo do Campo em 1958, e começou a produzir o modelo sob licença, entre 1959 e 1967. Já na França, ele foi fabricado entre 1958 e 1961, porém não alcançou em sua terra natal o mesmo sucesso que teve por aqui.
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O motor, que remonta a década de 1930, é de origem Ford, sendo o mesmo utilizado no modelo europeu. Um propulsor V8 2.3 litros de 84 cv e torque máximo de 15,2 kgfm é associado ao câmbio de três marchas com alavanca no console. A tração era traseira. Apesar de toda a beleza, confortabilidade e estabilidade, o desempenho era insuficiente: acelerava de 0 a 100 km/h em 26 segundos e atingia máxima de 135 km/h. Porém, durante a sua trajetória, a marca iria gradativamente sanar os problemas e desempenho.
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Segundo o site Carplace, o carro tinha muito apelo e trazia muitas novidades ainda incomuns na época: acendedor de cigarros, faróis de neblina, esquinchador de água no para-brisa, trava anti-furto, ilulminação no motor, porta-luvas e porta-malas, além de diversos porta-objetos. Acomodava seis pessoas, uma vez que o banco dianteiro era inteiriço.
Redação O POVO Online