PUBLICIDADE
Notícias

Para secretário, prudência pode sugerir adiar TAV

20:06 | 08/08/2013
O secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Américo Leite de Almeida, avaliou na tarde desta quinta-feira que "pode ser que a prudência recomende o adiamento" do leilão projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro e está previsto para setembro. O projeto demanda investimentos de cerca de R$ 35 bilhões, valor que, de acordo com Américo, equivale ao orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento para transportes em geral nos próximos três anos.

"Discutir prioridades faz parte do cotidiano do governo. Ouvir as ruas, ouvir a sociedade. Em relação a um projeto tão importante, de custo alto e que envolve uma tecnologia que não conhecemos e não dominamos ainda, pode ser que a prudência recomende um adiamento", afirmou o secretário. Ele ressaltou, no entanto, que o processo ainda está em discussão com a presidente.

Quanto aos projetos de concessão de rodovias e ferrovias, que devem ser realizados até o fim do ano, Américo disse que a expectativa é de que os leilões ocorram com interesse confirmado de entidades privadas. Segundo ele, a margem de lucro das concessões ainda está em debate no Ministério da Fazenda.

"Acredito que o governo vai ter todo o interesse em negociar com as entidades privadas de modo que consiga um valor atrativo e que compense o risco do investimento", avaliou. Na quarta-feira, 07, o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, defendeu uma taxa de retorno mínima de 8%.

TAGS