PUBLICIDADE
Notícias

Bancários realizam ato no Centro de Fortaleza

Manifestação reivindica o cumprimento de ação judicial contra o Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

08:59 | 29/08/2013
O Sindicato dos Bancários do Ceará vai promover nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, em frente a sede do Fórum Autran Nunes (Centro), um ato para reivindicar o cumprimento de ação judicial contra o Banco do Nordeste do Brasil.

A ordem é pressionar o BNB para propor acordo em processo que envolve R$ 1,5 bilhão. O montante é referente à dívida trabalhista que a Instituição tem com 1.638 funcionários e aposentados.

O processo judicial se arrasta há 25 anos e mais de 100 beneficiários já morreram sem receber a equiparação acordada em 1987, porém, não cumprida pela BNB, o que ensejou o ajuizamento de ação pelo Sindicato dos Bancários.

O ato dos bancários antecede a audiência de conciliação na 3ª Vara do Trabalho. Essa ação judicial está em fase de execução. Caso não haja conciliação entre as partes nessa audiência, a juíza poderá iniciar ação de liquidação e mandar bloquear contas e penhorar bens do BNB.

Entenda o caso
1987 - bancários do BNB conquistaram a equiparação ao BB, numa greve em março daquele ano.

1988 - Dissídio coletivo cria comissão paritária para definir a equiparação. Inicialmente no Plano de Cargos e Salários (PCS), posteriormente ao Plano de Funções em Comissão
(PFC). O primeiro foi implantado, mas o segundo, após vários adiamentos, o BNB recusa-se a implantá-lo.

1991 - SEEB/CE ingressa com Ação de Cumprimento do Novo Plano de Funções em Comissão ( PFC) em agosto daquele ano.

2005 - A ação é julgada definitivamente, tornando o processo 1730/91 transitado em julgado, isto é, sem mais recurso quanto ao mérito.

Redação O POVO Online com informações do Blog do Eliomar

TAGS