PUBLICIDADE
Notícias

Atividade na China melhora, após 3 meses de queda

13:39 | 03/08/2013
Após três meses consecutivos de queda, o índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) oficial do setor não manufatureiro da China subiu para 54,1 em julho, ante 53,9 em junho, disse neste sábado a Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês). A leitura de julho ficou bem acima de 50, o que indica expansão da atividade não manufatureira.

A notícia sucede um ligeiro aumento do PMI do setor industrial de julho. O governo atribui o fortalecimento do indicador à melhora da confiança corporativa, mas os economistas advertem que ainda é cedo para prever uma sólida recuperação da segunda maior economia do mundo.

"O fato de as duas leituras oficiais do PMI mostrarem expansão provavelmente aponta para um desempenho ligeiramente melhor por parte das grandes estatais", explicou Ma Xiaoping, economista do HSBC. "Mas eu não vejo uma grande melhora da economia no terceiro trimestre - ficará apenas em linha com o segundo trimestre", disse ela.

O ritmo do crescimento econômico da China está desacelerando. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 7,5% na comparação anual, após alta de 7,7% no primeiro trimestre e de 7,9% no quarto trimestre de 2012. Parlamentares adotam uma meta de 7,5% para 2013, mas alguns economistas avaliam que a expansão da economia chinesa pode ficar abaixo disso. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS