PUBLICIDADE
Notícias

Juiz diz que Bernanke pode depor em processo da AIG

13:55 | 29/07/2013
Um tribunal federal dos EUA decidiu nesta segunda-feira que o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, pode ser convocado a depor em um processo sobre o resgate à seguradora AIG, em 2008. O depoimento de Bernanke foi solicitado pelo ex-executivo-chefe da companhia, Hank Greenberg, que alega irregularidades do governo nesse processo. O juiz Thomas Wheeler concluiu que "Bernanke é uma testemunha essencial no caso e seu depoimento será altamente relevante para os assuntos apresentados".

Os advogados de Greenberg têm dito que o depoimento de Bernanke está relacionado com o envolvimento pessoal dele nas decisões do governo de resgatar a AIG, em setembro de 2008, e seu conhecimento de ações adotadas pelo administração federal para implementar esse resgate. "Bernanke foi um personagem central na determinação do governo sobre como lidar com as dificuldades fiscais da AIG, em 2008. Decidir contrariamente (ao pedido de depoimento de Bernanke) iria privar o tribunal de evidências relevantes na busca dos fatos e resolução desse caso", diz o juiz.

O governo tem se oposto ao depoimento de Bernanke, afirmando que ele é uma alta autoridade e que seu testemunho em um processo só deveria ocorrer em "situações extraordinárias". O juiz Wheeler explicou em sua decisão que, "em reconhecimento à alta posição de Bernanke no governo e à importância de suas atribuições, o tribunal vai oferecer deferências e cortesias apropriadas para ele no agendamento e realização do depoimento".

Inicialmente, o depoimento ocorreria em 16 de agosto, mas essa data pode ser alterada. Fonte: Market News International.

TAGS