PUBLICIDADE
Notícias

Queda de reservas em países da AL não preocupa

09:20 | 26/06/2013
O diretor geral da divisão América do Banco Santander, Javier San Félix, negou qualquer preocupação com a recente redução do nível de reservas internacionais em alguns países da América Latina, como a Argentina. "No geral, contemplamos os países da região com níveis das reservas internacionais muito saudáveis", disse durante debate no XII Encontro Santander América Latina, evento realizado pelo banco espanhol.

O argumento de Félix é de que, na maioria dos casos, os países latino-americanos ainda têm atualmente níveis das reservas internacionais acima do visto alguns anos atrás. "São bem superiores ao que víamos antigamente. É um colchão importante e não é um tema que nos preocupe", disse.

O diretor geral da instituição financeira espanhola reconhece, porém, que essa fotografia é genérica e alguns mercados da região podem ter comportamento distinto. "Podemos ter países em que a tendência é menos positiva", disse.

Dados do Banco Central da Argentina mostram, por exemplo, que as reservas do país vizinho diminuíram em pouco mais de US$ 5 bilhões desde o início do ano, para US$ 38 bilhões. A queda das reservas ocorre a despeito das diversas medidas de restrição ao mercado de câmbio, o que tem tornado cada vez mais difícil o acesso às moedas estrangeiras na Argentina.

TAGS