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Número de domicílios com TV paga cresce 0,95%

16:42 | 05/06/2013
O Brasil terminou abril com 16,969 milhões de domicílios com televisão por assinatura, anunciou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o mês, foram registradas 160,4 mil adições líquidas. Houve, portanto, um crescimento de 0,95% na base de assinantes em relação ao fim de março, que terminou com 16,809 milhões de domicílios atendidos pela TV paga.

A Anatel destaca o número médio de 3,2 moradores por domicílio, de acordo com critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para indicar o público total atendido pelo serviço. Isso significa que a TV paga atinge, aproximadamente, 54,3 milhões de brasileiros e está presente em 28,1% dos domicílios do País.

O Estado com maior número de assinaturas ao fim de abril - 6,465 milhões - foi São Paulo; ante 6,414 milhões, no fim de março (alta de 0,81%). A menor base foi ao fim de abril foi registrada em Roraima: 24.716. Roraima foi o único Estado que perdeu clientes da TV paga no período, com redução de 106 assinaturas (eram 24.822 no fim de março - houve diminuição de 0,43%).

Por regiões, a liderança ficou com o Sudeste, com 10,455 milhões de assinaturas. Em segundo lugar, ficou o Sul, com 2,568 milhões. A terceira posição foi ocupada pela Região Nordeste, com 2,046 milhões. O Centro-Oeste ficou em quarto lugar, com 1,159 milhão. A Região Norte terminou abril com 739 mil assinaturas da TV paga.

O balanço divulgado nesta quarta-feira pela Anatel aponta que a participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 62% da base e a dos a cabo alcançou 37,6% das assinaturas. Em abril de 2013, o DTH, com a adição de 156,99 mil assinantes, cresceu 1,51%, chegando a 10,524 milhões de assinaturas.

O serviço por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo - TVC) registrou o acréscimo de 38 mil novas assinaturas - crescimento de 0,60% em abril, alcançando 6,375 milhões. As prestadoras em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS) perderam 34,59 mil assinantes no mesmo período, representando queda de mais de 34,15% da base, que foi reduzida para 66,7 mil. A divisão do mercado por grupo econômico mostra a liderança da NET/Embratel, com 8,842 milhões de assinaturas. Em segundo lugar, ficou SKY/Directv, com 5,342 milhões. A Oi aparece na terceira posição, com 857 mil assinaturas.

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