PUBLICIDADE
Notícias

FMI corta previsão de crescimento da Alemanha em 2013

12:58 | 03/06/2013
O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou pela metade sua estimativa de crescimento econômico da Alemanha em 2013, alertando que a incerteza causada pela recessão na zona do euro está prejudicando o crescimento da maior economia da Europa. O FMI reduziu sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão para "cerca de 0,3%" em 2013, oito semanas após projetar expansão de 0,6%, argumentando que a recessão atingiu as exportações e o investimento das empresas do país.

Segundo Subir Lall, do FMI, a revisão da perspectiva se deve principalmente ao fraco desempenho da economia alemã no primeiro trimestre. Apesar do forte consumo doméstico e da baixa taxa de desemprego, a queda nas exportações alemãs para o restante da zona do euro e o recuo no investimento das empresas significa que a produção e os empregos estão à mercê da incerteza no bloco se o crescimento não for retomado, alertou o FMI.

O Fundo avisou também que a performance econômica alemã neste ano deve reduzir a previsão para o crescimento do ano que vem, que é atualmente de 1,5%. "A expectativa revisada pode ser em torno de 1,3%", disse Lall.

O FMI pediu que a Alemanha sustente o ímpeto de reformar os mercados financeiros tanto em casa quanto em âmbito regional, por meio do aumento das reservas de capital e da supervisão bancária, como uma medida para reduzir a incerteza.

Assim como o governo alemão, o FMI espera uma recuperação da economia do país no segundo semestre de 2013, mas a nova previsão do Fundo é mais pessimista que a do Ministério de Economia alemão e do banco central do país (Bundesbank), de crescimento de 0,5% e 0,4%, respectivamente.

O FMI afirmou que a Alemanha deve tomar cuidado com a "exagerada performance fiscal", ou consolidação orçamentária que pode transformar medidas de expansão em contração. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS