PUBLICIDADE
Notícias

UE reduz projeção do PIB do britânico para 2013

10:05 | 03/05/2013
A economia do Reino Unido vai crescer mais lentamente do que se previa este ano com o peso que a inflação, que tem superado as expectativas, exerce sobre os gastos do consumidor, avaliou nesta sexta-feira a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia.

A previsão é consideravelmente mais pessimista do que a de fevereiro, quando a comissão declarou que haviam novos sinais de crescimento no horizonte para a economia britânica.

Em relatório publicado hoje, a comissão reduziu sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido este ano, de 0,9% para 0,6%. A previsão de expansão para 2014 também foi reduzida, de 1,9% para 1,7%.

O Escritório de Responsabilidade Orçamentária, que faz as previsões oficiais do Reino Unido, também prevê crescimento de 0,6% este ano e, para 2014, espera avanço de 1,8% do PIB.

Segundo a comissão, o consumo doméstico britânico sustentou a economia do país em 2012, mas a alta da inflação deverá restringir a expansão este ano ao pressionar o aumento real - já fraco - dos salários.

"Um grande risco para a previsão (do PIB) é que a inflação mais alta, projetada em 2,8% em 2013, afete a confiança do consumidor e que as famílias comecem a reverter a tendência atual de fazer gastos", afirmou a comissão no documento.

Em março, a taxa anual de inflação do Reino Unido ficou em 2,8%, bem acima da meta de 2,0% do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). As informações são da Dow Jones.

TAGS