PUBLICIDADE
Notícias

Seade: queda em número de ocupados em SP é 'dramática'

12:39 | 29/05/2013
O coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Alexandre Loloian, classificou, nesta quarta-feira (29), como "dramática" a queda do número de ocupados na indústria de transformação na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) na comparação de abril de 2013 com o mesmo mês do ano passado. Nesse período, de acordo com a PED, houve a perda de 168 mil postos de trabalho (-9,8%), com o total de ocupados passando de 1,717 milhão para 1,549 milhão.

"Além disso, em janeiro de 2012 havia 1,748 milhão de ocupados na indústria de transformação, número que passou para 1,745 milhão em janeiro deste ano; em fevereiro, passou de 1,750 milhão para 1,678 milhão; e em março variou de 1,730 milhão para 1,624 milhão", afirmou Loloian. "A indústria vem vindo mal há muito tempo", disse. De acordo com ele, isso ocorre principalmente por causa da defasagem cambial. "A indústria sofre muito com a política de valorização do câmbio", comentou.

Apesar disso, Loloian acredita que o número de ocupados em abril chegou ao "fundo do poço". "Acho que a partir de agora vamos retomar o número de ocupados na indústria porque a perspectiva é de que a economia brasileira cresça neste ano mais do que no ano passado."

A taxa de desemprego na RMSP subiu para 11,4% em abril, de 10,9% em março, segundo a PED. A alta do desemprego no mês passado se deveu às quedas do nível de ocupação na Indústria de Transformação (-4,6% ou -75 mil postos de trabalho), no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (-1,0% ou -18 mil postos) e na Construção (-0,4% ou -3 mil postos). Houve elevação nos Serviços (0,4% ou mais 22 mil postos de trabalho).

A economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ana Maria Belavenuto, também chamou a atenção para a queda do número de ocupados na indústria de transformação nas sete regiões onde a pesquisa é realizada, na comparação de abril de 2013 com o mesmo mês do ano passado. O número passou de 2,943 milhões para 2,771 milhões (-5,8% ou -172 mil postos de trabalho). A PED é realizada nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além do Distrito Federal.

Assim como Loloian, Ana Maria também tem a expectativa de que os números serão melhores daqui para frente. "O crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no primeiro trimestre deste ano, divulgado mais cedo pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), parece ser um elemento revelador de que a indústria pode ter uma retomada, mas não dá para estimar um número." De acordo com o IBGE, a FBCF subiu 3% no primeiro trimestre ante igual período de 2012. No primeiro trimestre contra o quarto trimestre de 2012, a FBCF teve alta de 4,6%.

TAGS