Reclamações contra bancos crescem 169% em 12 meses
O maior volume demandando, com 498 reclamações, foi em débito não autorizado em conta, um aumento de 182,9% contra abril do ano passado, quando foram registradas 176 queixas. Na sequência aparece prestação de serviço de forma irregular em conta salário, com 360, alta de 200%, e cobrança irregular de tarifas, com 328, crescimento de 97,5% contra igual período de 2012.
O Santander lidera entre as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes, de 100 em abril de 2012 para 758 reclamações em 2013. Segundo o detalhamento do BC, o maior volume veio com prestação de serviço de forma irregular em conta salário, com 178 reclamações, e débitos não autorizados em conta, com 173. O Santander possui 23,096 milhões de clientes, o que acarretou um índice de reclamações de 3,28%. No ano passado o índice foi de 0,43%.
O conglomerado Banco do Brasil, que inclui também o banco de investimento, registrou 562 queixas em abril de 2013, acréscimo de 157,8% contra o mesmo período de 2012, quando foram totalizadas 218. A cobrança irregular de tarifas, com 105 reclamações, é o principal motivo apresentado para o BB. A instituição pública possui 34,652 milhões de clientes. Dessa forma, o índice de reclamações ficou em 1,62%, sendo que em 2012 foi de 0,66%.
O índice de reclamações, segundo detalhamento do BC, é calculado pelo número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100. Entre as instituições com menos de 1 milhão de clientes, o maior volume de reclamações foi registrado nos bancos Bonsucesso, BMG (Cifra e BMG) e J.Malucelli (Paraná Banco).