PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 590 mil cearenses devem declarar até dia 15 deste mês

10:03 | 07/05/2013
NULL
NULL
Quem se atrasou e acabou perdendo o prazo para declarar o Imposto de Renda, ainda pode enviar as informações à Receita Federal. No entanto, desde o dia dois deste mês, o órgão federal disponibilizou um novo programa para envio que inclui o pagamento de uma multa. A expectativa é de que mais de 590 mil constribuintes cearenses declarem até o dia 15 deste mês.

De acordo com Osvaldo Carvalho, assessor da Receita Federal no Ceará, 582.462 declarações foram entregues no prazo, até dia 30 de abril. Até a última segunda-feira, 6, o número subiu para 586.583 e se aproximou ainda mais da previsão inicial de 590 mil. "Até o dia 15 deste mês, vamos ultrapassar a previsão inicial", explicou. No País, foram 26.241.591 declarações no prazo e 26.034.621 até a segunda-feira, 6.

Carvalho disse ainda que em geral as pessoas que estão obrigadas, entregam no prazo. No entanto, há ainda os que querem declarar para comprovar renda, como os autônomos.

Restituição

Os contribuintes que têm imposto a receber serão restituídos a partir do dia 17 de junho. Os sete lotes serão liberados ao começo do mês e os recursos serão depositados na conta informada na declaração.

Multa e retificação


A multa devida para quem declarar em atraso é de 1% ao mês ou fração calculada sobre o imposto devido até no máximo 20% do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74.

Quem transferiu as informações em tempo hábil, mas pretende alterá-las, pode enviar uma retificadora. A nova declaração pode ser entregue até 5 anos depois do prazo desde que o contribuinte não tenha sido notificado pela Receita Federal. Caso seja chamado a comparecer no órgão federal, terá que comprovar o que informou.

Redação O POVO Online

Teresa Fernandes

TAGS