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Dia das Mães: comércio deve movimentar R$ 230 milhões em Fortaleza

Gasto médio com a compra de presentes tem valor estimado de R$ 202

11:58 | 06/05/2013
Na compra de presentes para o Dia das Mães, o consumidor de Fortaleza deve movimentar cerca de R$ 230 milhões no comércio local. Essa estimativa representa um crescimento de 61,5% em relação ao ano passado, que movimentou R$ 150 milhões. Os dados são da pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC-CE).

Produtos de vestuário aparecem em primeiro lugar nas preferências, com 36,2%. Na sequência: itens de perfumaria (23,8%); sapatos, cintos, carteiras (7,9%); flores (7,4%); máquina de lavar roupas (7,4%); celular/smartphone (6,2%); computador (3,6%). Relógios e jóias foram citados por 5,4% dos entrevistados.

Neste ano, o gasto médio com a compra de presentes tem o valor estimado de R$ 202.

Dos entrevistados, 67,1% pretendem fazer compras e 8,3% ainda não se decidiram. Assim, o impacto econômico ocasionado pela data pode ser ainda ampliado.

Formas de pagamento

Os consumidores pretendem pagar as compras preferencialmente à vista (69,5% das respostas) e com o cartão de crédito (33,8%).

Onde comprar e por quais motivos
Os shopping centers e os centros comerciais foram os mais citados quanto ao local de compra dos presentes, com 52,5% das respostas, seguidos das lojas de rua (31,7%) e dos supermercados e hipermercados (17,1%).

O consumidor está consciente do seu poder de barganha e buscará benefícios, como promoções (55,8% de citação) e preços mais baixos (42,3%). A qualidade dos produtos (27,8%) e a beleza das vitrines (27,8%) também poderão influenciar na escolha do consumidor.

Onde comemorar
A pesquisa constata que 76,8% dos consumidores pretendem comemorar o evento: 53,8% o farão em suas próprias casas, 27,4% na casa dos pais e 8,8% em restaurantes.

Como já é comum na data, a previsão é que, no segundo domingo de maio, 12, os restaurantes de Fortaleza fiquem lotados. Este comportamento tem relação direta com a condição econômica da família: 35,5% dos consumidores com renda familiar superior a seis salários mínimos indicaram essa intenção.

Redação O POVO Online

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