PUBLICIDADE
Notícias

Bolsas fecham em alta nos Estados Unidos

17:55 | 30/05/2013
As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, após uma revisão para baixo no PIB dos EUA no primeiro trimestre diminuir os receios de que o Federal Reserve comece em breve a reduzir suas medidas de estímulo.

O índice Dow Jones ganhou 21,73 pontos (0,14%), fechando a 15.324,53 pontos. O Nasdaq avançou 23,78 pontos (0,69%), encerrando a sessão a 3.491,30 pontos. O S&P 500 teve alta de 6,05 pontos (0,37%) e fechou a 1.654,41 pontos.

A expansão do PIB dos EUA no primeiro trimestre deste ano foi revisada para 2,4%, de 2,5%. O resultado veio em linha com as estimativas dos economistas, mas alimentou receios de que a recuperação da economia norte-americana ainda esteja incerta. Além disso, o número de trabalhadores que pediram auxílio-desemprego aumentou para 354 mil na última semana, mais do que os 340 mil previstos.

Outros dados mostraram que as vendas pendentes de moradias subiram em abril para o nível mais alto em três anos. No entanto, a alta de 0,3% na comparação com março ficou abaixo do avanço de 1,7% esperado. O ritmo da recuperação da economia dos EUA entrou com mais força no centro das atenções dos mercados desde que o presidente do Fed, Ben Bernanke, sinalizou que o banco central pode reduzir os estímulos se os sinais de melhora econômica se fortalecerem.

"A revisão do PIB foi muito benigna, e as perspectivas permanecem basicamente inalteradas. O mercado ainda está um pouco confuso sobre o que vai acontecer e o Fed precisa trabalhar melhor na comunicação das suas intenções para o futuro", afirma Clayton Albright, diretor de alocação de ativos da Wilmington Trust Investment Advisors.

Segundo Cameron Hinds, diretor regional de investimentos do Wells Fargo Private Bank, os investidores estão deixando de comprar ações com altos dividendos e se voltando para papéis dos setores de tecnologia e financeiro, que são fortemente ligados ao desempenho da economia. "É um sinal saudável ver essas ações cíclicas liderando os ganhos", afirma.

No noticiário corporativo, a Alcoa perdeu 1,05%, após ter seu rating rebaixado na noite de ontem pela Moody's para o grau especulativo, em função dos problemas na indústria de alumínio. Já a Clearwire saltou 29,31%, após a Dish Network elevar sua oferta pela empresa, superando a proposta da Sprint Nextel. A Dish avançou 0,69% hoje, enquanto a Sprint teve valorização de 0,82%.

A NV Energy disparou 22,51%, depois de a companhia de eletricidade concordar em seu adquirida pela MidAmerican, unidade do conglomerado Berkshire Hathaway, por US$ 5,59 bilhões. O Facebook subiu 5,27%, após ter sua recomendação elevada por duas consultorias de Wall Street. As informações são da Dow Jones.

TAGS