PUBLICIDADE
Notícias

BCE corta taxa de juros em 0,25 p.p., para 0,50%

10:08 | 02/05/2013
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu cortar a taxa de juros de refinanciamento em 0,25 ponto porcentual, para 0,50%, uma nova mínima histórica, conforme o esperado pela maioria dos observadores. Esse foi o primeiro corte nos juros básicos desde julho do ano passado.

A taxa de juros de depósitos, que é o piso para as taxas de juros no mercado monetário do euro, foi mantida em zero, mas a taxa de empréstimos marginal, que é o teto dos juros no mercado monetário, foi cortada de 1,50% para 1,00%. Isso reduz o chamado corredor para 100 pontos-base. Em algum momento o BCE pode restaurar o corredor para os 200 pontos-base em que estava até outubro de 2008, mas isso não está em discussão no momento.

Em temos normais, a taxa de refinanciamento do BCE é a menor taxa com que os bancos podem pedir recursos nas operações semanais de refinanciamento do banco central. Por enquanto, essa é a taxa com que esses acordos de refinanciamento são fixados para todos os participantes das operações. As informações são da Market News International.

TAGS