PUBLICIDADE
Notícias

BC analisa 18 pedidos de bancos para operar no País

12:53 | 06/05/2013
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira, 6, que a estabilidade financeira do País tem atraído o interesse de bancos internacionais que desejam atuar no Brasil. Segundo ele, a autoridade monetária analisa atualmente 18 pedidos de instituições de 14 países que desejam estabelecer subsidiárias em território nacional.

"Posso afirmar que atualmente o sistema financeiro brasileiro tem como principal característica a sua solidez nas várias dimensões essenciais", disse Tombini. "Apresentamos também elevados níveis de liquidez e de cobertura de inadimplência por provisões", completou Tomibin, na abertura do Seminário Internacional sobre Regimes de Resolução no Sistema Financeiro Brasileiro, organizado pelo BC.

De acordo com o presidente da autoridade monetária, os testes de estresse realizados mostram que o sistema financeiro nacional é capaz de resistir a choques externos. "Nossa exposição a riscos externos é pequena, em grande medida, devido à nossa rigorosa regulação prudencial", acrescentou.

Tombini lembrou ainda que a adoção gradual das regras prudenciais de Basileia 3 nos próximos anos propiciará aos bancos que atuam no País uma base mais robusta para a sustentação da expansão do crédito. "Adequação dos bancos será tranquila e gradual", comentou.

Para o presidente do BC, a boa perspectiva de crescimento econômico para os próximos anos e o empenho do governo em criar condições para o aumento dos investimentos são fatores que se traduzem em oportunidades de negócio também no sistema financeiro. Ele informou ainda que oito instituições tiveram autorização concedida nos últimos dois anos.

TAGS