PUBLICIDADE
Notícias

Aperto monetária pode frear recuperação, diz Bernanke

12:55 | 22/05/2013
O presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, disse hoje que um aperto prematuro da política monetária pode frear ou até mesmo interromper totalmente a atual recuperação da economia dos EUA. Segundo ele, o Fed está preparado para ajustar o ritmo das suas compras mensais de bônus, mas da forma que as coisas estão agora "uma política monetária altamente acomodatícia é necessária", em função do alto nível de desemprego e da baixa inflação.

Bernanke comentou que os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) terão de avaliar o progresso da economia em direção ao objetivo de uma melhora "substancial" nas projeções para o mercado de trabalho. Além disso, o comportamento da inflação em relação à meta de 2% também deve entrar na conta, segundo ele.

Em um discurso preparado para sua participação no Comitê Econômico Conjunto do Congresso, Bernanke deixou claro que por enquanto não está satisfeito com o progresso no mercado de trabalho. "Embora tenha havido alguma melhora, o mercado de trabalho continua fraco", comentou.

Mercado de trabalho

O presidente do Fed afirmou ainda, durante seu depoimento, que as condições do mercado de trabalho do país mostraram alguma melhora recentemente. Bernanke destacou que a taxa de desemprego caiu para 7,5% e que a criação de empregos pela economia tem ficado em média acima de 200 mil vagas por mês nos últimos seis meses.

No entanto, Bernanke disse que ele e seus colegas do banco central norte-americano precisarão ver mais melhoras consideráveis na economia dos EUA do que viram até agora. "Apesar dessa melhora, o mercado de trabalho continua no geral fraco".

"A taxa de desemprego ainda está bem acima do nível normal de longo prazo, as taxas estão historicamente altas e a participação da força de trabalho continua diminuindo", declarou Bernanke. "Além disso, quase oito milhões de pessoas estão com emprego de período parcial", acrescentou.

"Com o desemprego bem acima dos níveis normais e a inflação contida, seguir adiante com nossos mandatos de máximo emprego e estabilidade de preços exige uma política monetária altamente acomodatícia", afirmou Bernanke. As informações são da Dow Jones.

TAGS