PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no comércio cearense têm queda superior à média nacional

10:32 | 11/04/2013
NULL
NULL
Atualizada às 11h17

Depois de alcançar uma alta de 9,9% no mês anterior, o volume de vendas no comércio varejista do Ceará registrou retração de 1,9% em fevereiro. No ano, o setor no estado acumula crescimento de 4,1%. No País, a redução foi menor (0,3%) no mês. No ano, a alta acumulada é de 2,9%.Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior parte dos setores apresentou queda no Ceará em fevereiro. As reduções foram nos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,1%), móveis e eletrodomésticos (-7,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%). A retração aconteceu também em equipamentos e materiais para escritório, informática (-20,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,4%).

Por outro lado, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos alcançou uma elevação de 32,4% e combustíveis e lubrificantes cresceu 9,6%.

Carnaval influencia queda

A queda da atividade comercial generalizada entre os setores tem relação direta com o carnaval, de acordo com o economista Alex Araújo. Ele explicou que em geral os consumidores fazem as compras antecipadas. Arapujo lembrou que este ano a festa foi comemorada em fevereiro, enquanto no ano passado, a data caiu em março.

"Com o carnaval, em março (no passado), fevereiro virou uma prorrogação de janeiro, por isso a base é mais elevada", detalhou.

Araújo disse ainda que para o comércio, é bom que o carnaval seja apenas no mês de março. "É bom para o comércio, mas para a economia em geral é melhor o carnaval estar perto das festas de fim de ano", destacou.

O economista disse ainda que a expectativa é de que a situação de fevereiro se inverta na próxima pesquisa com alta, já que março do ano passado foi carnaval e a base comparativa é menor.

Teresa Fernandes

TAGS