PUBLICIDADE
Notícias

Segue debate de taxa de retorno em concessão de rodovia

14:37 | 17/04/2013
O ministro dos Transportes, César Borges, afirmou nesta quarta-feira, 17, que ainda está em discussão a Taxa Interna de Retorno (TIR) dos nove lotes de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada. No lançamento do pacote, em agosto do ano passado, o governo havia fixado a TIR em 5,5% ao ano, mas a taxa deve ser elevada após críticas do setor privado por ser muito baixa.

"A Taxa Interna de Retorno está sendo discutida, o setor privado está discutindo, assim como o Tesouro Nacional, a Casa Civil e o Ministério dos Transportes", afirmou. "Não tem nenhum número fechado. O governo está com a ideia de que não podemos fazer um processo que esteja em desacordo com a realidade de mercado."

Segundo Borges, as mudanças serão feitas com o objetivo de atrair o maior número de licitantes na disputa. "A TIR vai ser calculada a partir do preço que for ofertado. Então é uma TIR básica, para uma avaliação de um valor de tarifa inicial. Mas é claro que pode cair na hora da licitação, desde que o setor privado entre e tenha lá quatro ou cinco concorrentes. A ideia é essa, fazer um processo atrativo onde haja competição."

TAGS