PUBLICIDADE
Notícias

Recall global de Toyota, Honda e Nissan atinge o Brasil; Justiça pede explicações

Das empresas, a única que confirmou o envolvimento de carros importados ao Brasil no recall foi a Toyota

09:07 | 12/04/2013
NULL
NULL

Atualizada às 12h40min

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça cobrou das montadoras japonesas explicações rápidas e detalhadas após o recall global de airbags, que atinge quase 3,5 milhões de automóveis em todo mundo. Entre as marcas afetadas, estão Honda, Mazda, Nissan e Toyota.

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) divulgou nota na tarde de quinta-feira, afirmando que a Secretaria Nacional do Consumidor pediu esclarecimentos às empresas, cobrando informe "imediato de que forma e quando serão feitos os reparos, caso os dispositivos sejam do mesmo fabricante Takata Corp e lote defeituoso".

A associação afirma também que "por envolver risco à saúde e segurança do consumidor, as montadoras têm que agir rápido" e sem determinar um prazo limite para que a campanha de reparo seja feito. O grupo diz que "discorda da imposição, pelos fornecedores, de prazo limite para a realização dos serviços necessários à plena regularização das condições dos produtos ou serviços objeto de recall. Enquanto houver no mercado produtos que apresentem os problemas que levaram ao chamamento, o fornecedor será responsável por sua pronta reparação, sem qualquer ônus para os consumidores, ainda que a campanha de chamamento estipule um prazo para seu encerramento", diz a nota.

A Proteste ressalta ainda que, após o reparo do modelo envolvido no recall, o consumidor exija “o comprovante de que o serviço foi feito. É importante mantê-lo para repasse a outro dono em caso de venda do veículo".

Toyota
Das empresas, a única que confirmou o envolvimento de carros importados ao Brasil no recall foi a Toyota. Produtos importados entre 2000 e 2004 também têm falhas no airbag. Confira os carros convocados para recall no Brasil.

Honda
A Honda do Brasil ainda não se pronunciou sobre o recall no Brasil. No Japão, o recall envolve cerca de 1,14 milhão de veículos no mundo. O Honda Civic vendido no Brasil é fabricado aqui. A dúvida é se há problemas com o crossover CR-V, importado do México.

Nissan
A marca chamou 480 mil veículos globalmente, mas já afirmou que o número de carros convocados para recall pode crescer. Ainda não há informações para o Brasil, mas a Nissan já ressaltou que o X-Trail só começou a ser importado ao Brasil em 2006, após o período dos modelos afetados pelo defeito.

Mazda
45.500 veículos Mazda foram convocados no mundo, mas nenhum vendido oficialmente no Brasil.

Recall gigante
O recall global foi anunciado na quinta-feira, 11, pela Takata, uma das maiores fabricantes de airbags do mundo fabricados no japão e no México, entre 2000 e 2004. Airbags defeituosos do banco do passageiro da frente podem pegar fogo, informaram as empresas.

Entre os modelos envolvidos em todo o mundo estão: Toyota Camry, Corolla, Tundra e Lexus SC; Nissan Maxima, Cube, X-Trail e Teana; Honda Civic, CR-V e Odyssey. Com informações do site UOL.

Leia outras notícias de carros e motos no O POVO Online.

Redação O POVO Online

TAGS