Rapidez na resolução de problema reduzirá multa de teles
Segundo ele, a Anatel busca gerar um incentivo à rápida resolução das reclamações dos consumidores, além de evitar recursos de processos administrativos por parte das empresas, o que acaba gerando mais custos. Zerbone afirmou que os serviços de call Center da agência recebem aproximadamente 6 milhões de reclamações ao ano, com quase 99% de resoluções. Dessas, 85% acontecem no prazo de até cinco dias. "Isso nos dá uma matéria-prima importante de quais são os problemas principais do setor."
O conselheiro reforçou que a intenção do órgão regulador é reduzir o número de litígios e aumentar a cooperação entre os elos da cadeia de consumo dos serviços. "De nada adianta ao consumidor se a empresa foi multada e o serviço segue ruim", destacou.
No entanto, Zerbone ressaltou que medidas extremas, com a suspensão das vendas, como ocorreu no ano passado, podem ser necessárias. "Tem efeito imediato quando afeta a imagem da empresa e o bônus dos executivos", destacou. Zerbone participa do seminário "A era do diálogo", que debate o relacionamento entre os consumidores, as agências reguladoras e empresas.