PUBLICIDADE
Notícias

OMC ainda não morreu, diz cônsul dos EUA

17:54 | 22/04/2013
O cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins, afirmou na tarde desta segunda-feira, ao ser questionado sobre a "morte" da Organização Mundial do Comércio (OMC) como organismo capaz de realizar acordos de comércio internacional, que é difícil chegar a um consenso no organismo. "A OMC ainda não morreu. Sempre que falamos de um instituto multilateral é difícil achar um consenso. Se não temos essa oportunidade de acordos mais globais, temos que procurar acordos bilaterais", comentou, em debate da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, reforçou: "Continuamos a apoiar as negociações que estão em curso na OMC. Mas não podemos ficar parados e esperar que as coisas aconteçam, temos que continuar por esse caminho multilateral e bilateral", afirmou.

Hankins aproveitou o evento para afirmar que a maioria dos acordos dos Estados Unidos na América Latina é bilateral, o que não acontece no caso do Brasil. "É claro que o intercâmbio comercial entre os dois continua a crescer, mas também é fato que só 12% das nossas economias são ligadas ao comércio externo", disse o cônsul.

Ele ressaltou que, atualmente, o Brasil tem tecnologia, inovação, o que faz com que os interesses econômicos fiquem cada vez mais coordenados com os dos Estados Unidos. "Claro que ainda temos pontos de diferença, no setor agrícola, particularmente, é sempre difícil", completou. "Tarifas são importantes, mas há muitas diferenças que são barreiras não tributárias", finalizou o cônsul.

TAGS