PUBLICIDADE
Notícias

Movimentação do Porto de Fortaleza cresce 13% no primeiro trimestre deste ano

12:00 | 17/04/2013
NULL
NULL
O Porto de Fortaleza atingiu 13% de crescimento neste primeiro trimestre do ano, totalizando 1.180.226,83 toneladas de mercadorias movimentadas. O principal item em destaque foi a carga geral, que sozinha teve incremento de 28,82%. Arroz, caju in natura, sal, melão, geradores de energia eólica, banana, eletrodomésticos e produtos cerâmicos lideraram a pauta. O porto é administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC).

Os granéis líquidos também apresentaram crescimento significativo, com destaque para gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha), querosene de aviação, petróleo cru e lubrificantes. “A pauta evidencia o aquecimento da economia, destacando a condição do Estado do Ceará de importador de bens de consumo e manufaturados, bem como de exportador de frutas”, avalia Paulo Holanda, presidente da CDC.

Ele destaca que a única baixa foi no granel sólido, que deverá recuperar em breve em virtude do carregamento de milho registrado no mês de abril. “Em compensação, o Porto teve crescimento considerável na movimentação de contêiner, atingindo 19.880 TEUs neste primeiro trimestre, o que superou a meta estabelecida para o período”, conta Paulo Holanda. O crescimento foi de 37,1%, em relação ao mesmo período do ano passado, com produtividade de 25 contêineres/hora.

Redação O POVO Online

TAGS