PUBLICIDADE
Notícias

Jacutinga faz cachecol gigante em protesto contra China

18:32 | 04/04/2013
Com a economia centrada no setor de malhas, a cidade mineira de Jacutinga, localizada a 490 km de Belo Horizonte, também sente os efeitos das mudanças na economia global com a invasão dos produtos asiáticos, em especial a China. Para protestar, a cidade pretende entrar para o Guinness Book, livro dos recordes, produzindo um cachecol de 60 quilômetros. A peça começou a ser confeccionada há mais de dois anos e neste sábado (6) será estendida em um campo de futebol. O cachecol já estaria perto da marca pretendida e o trabalho foi intensificado nos últimos dias. O atual recorde é do País de Gales, no Reino Unido, com 54,5 quilômetros.

Na cidade mineira, a máquina responsável por tecer o cachecol começou a operar em fevereiro de 2011, quando a crise bateu à porta da principal fonte econômica do município. Desde 2005, as fábricas de malhas registravam crescimento médio de 15% ao ano, mas, entre 2011 e 2012, a produção recuou 20% e causou a demissão de 1.500 trabalhadores.

Jacutinga tem mais de 17 mil pessoas empregadas em 1.300 fábricas e cerca de 750 lojas de malhas, sendo responsável por 30% da produção brasileira de tricô industrializado. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), Denis Bandeira, a concorrência com os produtos da China é desleal. "Precisamos que o governo nos dê diminuição de impostos e desoneração da folha de pagamento", disse o principal mentor da ideia. Ele argumenta que as fábricas de tricô não têm a força das grandes companhias para pressionar o governo.

Os organizadores da iniciativa acreditam que baterão na verdade dois recordes: além da maior peça, estão usando uma única máquina, ao contrário do recorde atual que envolveu vários equipamentos. O equipamento de tear industrial tem mais de 20 anos e que quebrou 10 vezes durante a empreitada. Ao todo, oito funcionários da Associação Comercial se revezam para trabalhar e vigiar a máquina, que pesa cerca de 2,5 toneladas e utiliza fios coloridos doados por duas grandes empresas locais. Um "diário de bordo", exigência da organização do Guinness, narra todos os detalhes da "obra". São mais de 2.500 quilos de fios e o produto final será atestado por representantes do livro, que tem sede na Inglaterra.

Jacutinga tem cerca de 23 mil habitantes, exporta para mais de 30 países e fornece para marcas internacionais como Harrods (Inglaterra), Anthropologie (Nova York), Zara (Europa e Mercosul), entre outras.

TAGS