PUBLICIDADE
Notícias

Fitch rebaixa rating soberano do Reino Unido para AA+

15:31 | 19/04/2013
A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou o Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor (IDR) de longo prazo do Reino Unido de AAA para AA+. A perspectiva é estável. A Fitch também afirmou o rating de curto prazo em moeda estrangeira do país em F1+ e o teto-país em AAA. O rating soberano triplo A britânico estava com perspectiva negativa desde 14 de março de 2012.

A Fitch explicou que o rebaixamento reflete principalmente as perspectivas fiscal e econômica mais fracas e a revisão para cima das projeções de médio prazo da agência para os déficits e a dívida britânica. A agência frisou que, apesar da perda do rating máximo, o "perfil de crédito extremamente forte" do país está refletido no rating atual com perspectiva estável. A nova estimativa da Fitch para a dívida bruta do Reino Unido é de que ela atinja o pico de 101% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015-2016 e só comece a cair a partir de 2017.

Segundo a agência, os déficits orçamentários mais altos e o crescimento da dívida refletem principalmente a fraca performance do crescimento da economia britânica nos últimos anos, provocada principalmente pela crise da zona do euro e pela desalavancagem do setor público e privado. A Fitch revisou ainda a perspectiva de crescimento econômico do Reino Unido em 2013 e 2014 para 0,8% e 1,8%, respectivamente, de 1,5% e 2,0% da projeção anterior.

A Fitch informou que a perspectiva estável reflete a projeção de queda da dívida do país na segunda metade da década, frisando também que a capacidade do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de intervir no mercado de dívida britânico elimina em grande parte o risco de uma crise financeira.

Em fevereiro, a Moody's já havia rebaixado o Reino Unido para Aa1, sendo a primeira agência a tirar o rating triplo A do país. No início de abril, a Standard & Poor's, por outro lado, afirmou o rating AAA britânico, com perspectiva negativa. As informações são da Dow Jones.

TAGS