PUBLICIDADE
Notícias

Draghi destaca mecanismos para sistema bancário

11:01 | 04/04/2013
A zona do euro precisa urgentemente de uma estrutura comum para desativar bancos falidos para poder evitar uma repetição da crise do Chipre, afirmou Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE). "É muito urgente termos pronta uma estrutura europeia para resolução bancária", disse Draghi. "Acho que isso é algo que podemos aprender com o caso do Chipre", acrescentou.

"Nós realmente gostaríamos de ver essas regras entrando em vigor não em 2018, mas bem antes, por exemplo em 2015", afirmou a autoridade, referindo-se à planejada legislação para um órgão supervisor único europeu para lidar com bancos falidos. A criação de um supervisor único para bancos da zona do euro é "absolutamente essencial" para evitar crises similares no futuro, segundo Draghi.

O presidente do BCE comentou também que é essencial reforçar a resiliência dos bancos nos países em que isso for necessário e destacou que as condições de financiamento dos bancos melhoraram consideravelmente desde meados do ano passado. Draghi destacou ainda que o BCE não pode substituir a falta de capital no sistema bancário.

As declarações foram feitas em entrevista à imprensa após a decisão do BCE de manter a taxa básica de juros em 0,75%. As informações são da Dow Jones e da Market News International.

TAGS