PUBLICIDADE
Notícias

Apreensões de cebola na fronteira já superam as de 2012

17:28 | 12/04/2013
As apreensões de cebola feitas este ano pelos fiscais do Ministério da Agricultura e da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná, já superam o total de 2012. Desde janeiro até agora, 95 toneladas do produto foram interceptadas na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, contra pouco mais de 90 toneladas em todo o ano passado.

A desvalorização do peso argentino e a alta de 80% do preço da cebola no Brasil nos últimos meses, apontam os técnicos, são as principais razões para o aumento do contrabando deste tipo de produto na região. Mais baratos do outro lado da fronteira, alimentos como frutas, legumes, farinha de trigo, carne e até bebidas entram ilegalmente no País, sem o pagamento dos impostos.

A última apreensão foi na madrugada de quarta-feira (10) quando os fiscais flagraram um comboio de cinco vans que tentavam chegar ao Brasil pela Ponte da Amizade, principal ligação com o Paraguai, carregadas com 3,4 toneladas de cebola de origem argentina. A mercadoria tinha como destino o comércio de Foz de Iguaçu. Por não ter o certificado fitossanitário exigido para este tipo de importação, a carga foi recolhida e será destruída.

TAGS